Quem sou eu

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Este blog contempla as experiências dos alunos do 1º semestre do curso de comunicação da Faculdade da Cidade do Salvador(FCS) - Jornalismo e Publicidade para a disciplina Trabalho Interdisciplinar Dirigido (TID). Com a temática "Autores Brasileiros" a equipe formada pelos alunos: Amanda Soriano, Daniela Mattos, Greicehelen Santana, Larissa Pamponet, Vanessa Fontes, Zaidan Torres e Zaira Aragão, escolheu trabalhar as crônicas da escritora Lya Luft. A professora responsável pela disciplina, é a jornalista Nadya Argôlo.

Carreira literária



No início de seu primeiro casamento, Lya Luft começou a escrever poemas, reunidos no livro Canções de limiar (1964). Em 1972, foi publicado seu segundo livro de poemas, intitulado Flauta doce. Quatro anos mais tarde, escreveu alguns contos e mandou-os para um editor da Nova Fronteira, Pedro Paulo Sena Madureira, que os considerou "publicáveis". Em 1978, foi lançado sua primeira coletânea de contos, Matéria do Cotidiano.
O mesmo editor da Nova Fronteira tinha aconselhado Lya a escrever romances. Daí surgiu As parceiras, publicado em 1980. No ano seguinte veio A asa esquerda do anjo. Tais livros foram influenciados por uma visão de morte que a autora teve depois de sofrer um acidente automobilísticoquase fatal em 1979.
Em 1982, publicou Reunião de Família e, em 1984, outras duas obras: O Quarto Fechado e Mulher no Palco. O primeiro foi lançado nos Estados Unidos sob o título The Island of the Dead. Em 1987, lançou Exílio; em 1989, o livro de poemas O Lado Fatal; e, em 1996, o premiado O Rio do Meio (ensaios), considerado a melhor obra de ficção daquele ano.
Em 2001, Luft recebeu o prêmio União Latina de melhor tradução técnica e científica, pela obra Lete: Arte e crítica do esquecimento, de Harald Weinrich.
No total, já escreveu e publicou 23 livros, entre romances, coletâneas de poemas, crônicas, ensaios e livros infantis.
Os livros de Lya Luft continuam sendo traduzidos para diversos idiomas, como alemão, inglês e italiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário