Quem sou eu

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Este blog contempla as experiências dos alunos do 1º semestre do curso de comunicação da Faculdade da Cidade do Salvador(FCS) - Jornalismo e Publicidade para a disciplina Trabalho Interdisciplinar Dirigido (TID). Com a temática "Autores Brasileiros" a equipe formada pelos alunos: Amanda Soriano, Daniela Mattos, Greicehelen Santana, Larissa Pamponet, Vanessa Fontes, Zaidan Torres e Zaira Aragão, escolheu trabalhar as crônicas da escritora Lya Luft. A professora responsável pela disciplina, é a jornalista Nadya Argôlo.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Dia do Detento


                              
Hoje, 24 de maio, é o Dia de Detento.
Quantas pessoas sabem que essa data, foi decretada em homenagem a eles (detentos) ? Isso mesmo, pouquíssimas.
Bom, diante da realidade do nosso país, há pouco o que se comemorar. Sabemos da deficiência que ocorre nos presídios brasileiros, geralmente estão superlotados. Essa data é importante para refletirmos sobre o nosso Direito Penal, uma Legislação cheio de regra, e com pouca justiça. O que nos impede de termos um sistema mais rígido, e sério? Talvez seria a corrupção?  Vou deixar que cada um de vocês reflitam sobre essas perguntas, e cheguem a suas próprias conclusões.
Outro ponto importantíssimo: Como podem ficar no mesmo presídio, um homem que tem 20 homicídios na sua ficha criminal, e um outro homem que rouba alimento no mercado, pra sustentar sua família? Não que o homem que roubou o alimento esteja certo, mas a convivência com esse rapaz que tem 20 homicídios, não o incentivaria a praticar outros delitos? Aí entra a questão da ressocialização dos ex-presidiários.
O preconceito existe em qualquer lugar. Dificilmente um empresário, irá empregar um ex-presidiário. Um exemplo bem comum: tal pessoa, que não conhece fulano direito, fica sabendo que ele foi preso, a primeira reação é ficar com medo ou se afastar, isso é fato.  A maioria dos detentos, são reincidentes. Quem gosta de viver na miséria, passando fome, não ter o que vestir, não ter um sistema de saúde digno? Essas pessoas acabam indo pelo caminho mais fácil ( o que eu considero mais difícil), se envolve com o que não presta, perde sua vida, a troco de nada. Mas tudo isso é conseqüência de um conjunto de deficiência que existe em nosso país, desde a educação até o respeito.
A mudança tem que partir de todos. Espero um mundo melhor para próxima geração. Que eles não vivam tão apavorados quanto nós, diante de tamanha violência, que não precisem viver atrás das grades de suas casas, e possam andar livres na rua. Precisamos de uma justiça e um sistema mais digno, para que os assassinos, não recuperados, não matem outras pessoas inocentes, e que os ladrões, que nem sempre são pretos e mal vestidos, tem uma punição correta. Só mais um detalhe, já que ‘gostamos’ tanto de pegar alguns modelos da atual potência do mundo, vamos usar o estilo de segurança de lá, dinheiro temos, basta ser bem aplicado.

Amanda Soriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário